Serviços > Garantia da Qualidade > Serviços de Nuvem

Testes como Serviço (TaaS)

A Nuvem é o novo paradigma que funciona como acelerador da transformação TI, dando mobilidade e acesso a recursos compartilhados, serviços sob demanda e elasticidade. Atualmente, um grande número de empresas já transferiu ou tem previsto transferir seus aplicativos e infraestruturas para a nuvem.

No entanto, os aplicativos desenvolvidos para a nuvem possuem uma série de características que deve ser considerada na elaboração dos testes de qualidade e na seleção das ferramentas de teste:

  • Multi‑tenancy. Este conceito está associado ao uso da mesma instância do aplicativo por vários clientes, o que torna necessário levar em consideração aspectos relativos ao acesso controlado às informações de cada empresa.
  • Compliance. Ao ser possível utilizar o aplicativo em diferentes países, é necessário observar as normas aplicáveis em termos funcionais, de acessibilidade, etc.
  • Rendimento. Além da importância desta característica de qualidade não funcional em todos os aplicativos Web, devem ser considerados aspectos específicos da arquitetura, assim como a conveniência de utilizar ferramentas especificamente criadas para trabalhar na nuvem.
  • Segurança. Outro aspecto que deve ser obrigatoriamente considerado, tendo em vista a necessidade de salvaguardar a confidencialidade das informações que podem estar armazenadas na nuvem.

O serviço TaaS da MTP inclui a elaboração e a execução de testes, tanto funcionais como não funcionais, priorizando estes últimos, especialmente no que se refere a aspectos relativos à segurança ou ao rendimento dos aplicativos. Os testes podem estar associados às fases de testes dos sistemas, integração de sistemas ou aceitação.

Os benefícios associados ao serviço de Testes como Serviço da MTP são:

  • Garantir a qualidade do funcionamento dos aplicativos SaaS nos ambientes produtivos com a consequente redução dos custos da não qualidade.
  • Conhecer a resposta do aplicativo ou sistema diante de situações anômalas ou modos de falha típicos da tecnologia utilizada ou associados ao funcionamento do negócio.
  • Aumento dos benefícios próprios da terceirização, permitindo que a empresa se concentre em seu próprio negócio.
  • Elasticidade, agilidade e resposta às mudanças. A elasticidade que faz parte da oferta dos serviços SaaS, permite que as capacidades de uma empresa possam ser aumentadas ou reduzidas, de acordo com as necessidades do negócio.
  • Dispor, depois dos testes, de um conjunto de testes documentados que poderá servir como base para ser utilizado durante a manutenção do aplicativo.

Nuestro departamento de formación ha diseñado un programa de cursos de formación especializada en pruebas, calidad del software, metodologías y herramientas, incluyendo certificaciones oficiales como ISTQB:

Ver cursos asociados

 

[Form contacto not found!]