Notícias > Artigos de opinión

Estudo sobre a Competitividade Digital no setor da Distribuição Comercial

26 Abril, 2016

Por Javier de la Plaza, Head of UX Services

O observatório de UX da MTP analisou os sites e lojas on-line das 30 maiores cadeias de distribuição da Espanha no que se refere à Experiência do Usuário (UX).

O objetivo deste estudo foi medir a situação atual das plataformas on-line destas empresas com base nos padrões de qualidade do mercado referentes à experiência do usuário, explorando a influência de diferentes fatores como, por exemplo, a usabilidade, na hora de impulsionar o posicionamento e a competitividade digital das empresas.

Através do cruzamento de dados obtidos a partir do uso de diferentes ferramentas, tais como:

  • Marketing.grader.com ‑ hubspot referente à medição da competitividade on-line e aspectos de UX.
  • BankiaIndicex.com ‑ ferramenta para a medição da competitividade digital e aspectos de UX.
  • Alexa.com ‑ ferramenta de referência para medir o tráfego web mundial, subsidiária da Amazon.com

O observatório de UX da MTP conseguiu estabelecer um ranking de posicionamento de cada uma das empresas estudadas em função do nível de qualidade da experiência de uso de seus sites corporativos ou lojas on-line. Entre as 5 primeiras deste ranking estão as seguintes cadeias: Makro, Carrefour, Alcampo, Aldi e Dia.

Este estudo demonstrou a existência de uma relação direta entre o tráfego web dos sites corporativos e a percepção da experiência de uso dos usuários. Esta derivada é mais acentuada nas lojas on-line, onde a usabilidade é um fator-chave para garantir uma experiência de uso excelente e, consequentemente, aumentar o número de compras on-line. Por isso, poderíamos afirmar que uma correta estratégia em Experiência do Usuário melhora o tráfego para o site e aumenta o número de transações realizadas.

Por outro lado, embora o setor da distribuição tenha implementado melhorias significativas no canal on-line, no estudo realizado pela MTP também foram detectados sites e lojas on-line com informações não atualizadas, desenhos antiquados e pouco aproveitamento dos meios digitais disponíveis.

O Observatório de UX é uma iniciativa da MTP que visa analisar, estudar e difundir informações, iniciativas e tendências dentro do âmbito da Experiência do Usuário no mundo digital. Siga-nos no Linkedin.

Share