Notícias > Artigos de opinión

Gestão e Suprimento de Dados de Testes

13 Dezembro, 2015

Por Jose Manuel López Torets, Consultor Sênior de SQA da MTP

A falta de disponibilidade de dados de testes é um dos fatores que mais limita a gestão adequada da qualidade do software nas empresas. A MTP, ciente desta realidade, recomenda que seus clientes utilizem o Serviço de Gestão e Suprimento de Dados de Testes.

Os objetivos de um serviço deste tipo podem ser resumidos nos seguintes pontos:

  • Cobrir as necessidades de dados nos diferentes ambientes, sempre que possam ser extraídos de outro ambiente onde já existem, adaptando o volume total às limitações técnicas de cada um deles.
  • Garantir a disponibilidade e usabilidade dos dados no ambiente para todos os níveis e tipos de testes planejados.
  • Manter a coerência e integridade entre os dados dos diferentes aplicativos que formam o ambiente de testes, para que possam ser válidos para realizar testes de ponta a ponta.
  • Aumentar o volume de dados de teste válidos existentes nos ambientes, de forma que o processo de testes seja mais eficiente.
  • Melhorar a qualidade dos dados, de forma que sejam o reflexo fiel dos existentes em Produção.
  • Cumprir os requisitos da LOPD [Lei de Proteção de Dados Pessoais] e outras políticas de confidencialidade e segurança da empresa.

O Serviço de Gestão e Suprimento de Dados de Testes é suportado por uma ferramenta especializada que administra de forma eficaz os procedimentos (workflows) relacionados com a gestão eficiente dos dados de testes. Este serviço inclui, especificamente, as seguintes ações:

  • Extração de dados. De diversas origens.
  • Transformação de dados. Conversão em dados válidos para os testes podendo, inclusive, mascará‑los para que sejam usados, cumprindo os requisitos da LOPD.
  • Carregamento dos jogos de dados. Nos diferentes ambientes e destinos necessários para a realização dos testes.

Para realizar o serviço, a MTP propõe aos seus clientes utilizar Velox Workflow 3.0, uma plataforma de gestão automática de dados para ambientes operacionais que é capaz de replicar os dados dos ambientes de produção de forma coerente para realizar testes através da geração de um subconjunto de dados procedentes de diversas fontes e formatos que será criado no ambiente de testes. Contudo, o serviço da MTP também pode ser realizado com as ferramentas que o cliente tiver, desde que cubram os objetivos do serviço estabelecidos e as necessidades funcionais necessárias para a execução.

Os benefícios para as empresas do Serviço de Gestão e Suprimento de Dados de Teste são vários, entre os quais destacam-se os seguintes:

  • Centraliza e unifica o gerenciamento dos dados de todos os sistemas da empresa, o que permite aplicar políticas globais e obter sinergias.
  • Otimiza os tempos das tarefas de geração de dados e de testes SQA, permitindo, portanto, reduzir o TTM dos projetos.
  • Aumenta a confiabilidade e a qualidade dos testes realizados, ao ser executado em dados que são um reflexo fiel da realidade. Permite, portanto, aumentar a qualidade do software e o alinhamento com o negócio.
  • Aumenta a eficiência dos processos de testes, ao permitir o uso intensivo e compartilhado dos ambientes de testes, restaurando, além disso, os dados periodicamente de forma automática, em função do ritmo de esgotamento e inutilização pelo uso desses dados.
  • Simplifica os processos de mascaramento de dados, o que permite aumentar os níveis de segurança e confidencialidade dos dados.
  • Documenta e centraliza o conhecimento do mapa de dados dos sistemas da empresa permitindo definir melhorias nos processos de TI.

Para mais informações sobre a proposta de Gestão e Suprimento de Dados de Testes, entre em contato conosco.

Share