Sobre a MTP > Política corporativa > Política Ambiental

A proteção e o respeito ambiental ocupam um lugar de destaque entre os objetivos da MTP. A MTP incorpora estes fatores ao seu processo de gestão empresarial, combinando o adequado e necessário equilíbrio dos interesses econômicos com a preservação e melhoria ambiental.

Esta política, relativa à gestão ambiental, é desenvolvida de acordo com o compromisso da MTP e os requisitos dispostos na norma de gestão ambiental UNE‑EN‑ISO 14001:2004.

Através da implantação, manutenção e melhoria de um Sistema de Gestão Ambiental, e de acordo com as diretrizes estabelecidas nesta Política, a MTP se compromete a:

  • Cumprir a legislação e regulamentação ambiental aplicável em todos os níveis (nacional, autonômico e local), assim como qualquer outro requisito que a MTP subscreva.
  • Integrar a variável ambiental nas atividades operacionais e de gestão da MTP, ao estabelecer modelos apropriados para a prevenção e controle das emissões, descargas, resíduos, ruídos e qualquer outro impacto ambiental, estimulando a reutilização, recuperação e reciclagem de resíduos e o uso adequado e racional dos recursos (energia, papel, bens de consumo, água, etc.).
  • Estabelecer periodicamente objetivos e metas ambientais, no âmbito desta Política Ambiental.
  • Garantir a prevenção da poluição através da atualização e acompanhamento dos sistemas de gestão ambiental, assim como dos objetivos e metas ambientais.
  • Interagir de forma proativa e positiva no comportamento dos seus principais fornecedores, promovendo a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis.
  • Promover a comunicação interna e externa de questões ligadas ao meio ambiente, entre todas as partes interessadas. Informá-las, particularmente, a todos os funcionários e pessoas que trabalhem em nome da MTP, e disponibilizá-las para os clientes e para o público em geral.
  • Elaborar e realizar, de forma contínua, ações de conscientização, formação, sensibilização e motivação sobre proteção ambiental para obter uma participação mais ativa dos funcionários tanto a nível profissional como pessoal.

A Diretoria da MTP revisará anualmente sua Política Ambiental para sua contínua adequação, e liderará sua gestão e aplicação no âmbito do Sistema de Gestão da MTP.